Burnout: entenda a síndrome do esgotamento profissional

Se você correr uma maratona, certamente seu corpo sentirá os efeitos físicos de tanto esforço: dor, cansaço, sede, tremores, dentre outros sinais. O que muita gente ignora, no entanto, é o esforço mental também acarreta sintomas físicos muito semelhantes e que merecem nossa atenção.

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Segundo o site do Ministério da Saúde:

A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE).

Desse modo, profissionais que estão constantemente submetidos a situações de pressão, como policiais, professores e médicos costumam ser as principais vítimas da síndrome. Também é comum que estudantes sofram com os sintomas do burnout, sobretudo aqueles que vão se submeter a grandes testes, como o ENEM e o vestibular.

Sintomas da Síndrome do Esgotamento Profissional:

Uma pessoa que sofra de exaustão e esgotamento pode apresentar diferentes sintomas. Alguns deles são:

• Cansaço
  • Dificuldade para dormir
  • Dores musculares
  • Dores de cabeça
  • Dores de estômago
  • Problemas de concentração
  • Taquicardia
  • Pressão alta
  • Mudanças no apetite
  • Pensamentos negativos e derrotistas
  • Insegurança
  • Oscilações no humor
  • Tristeza

Tratamento do Burnout

Você pode notar que a Síndrome tem sintomas semelhantes ao de outras doenças, como a ansiedade. Isso porque, em casos extremos, a Síndrome de Burnout pode levar a um quadro de ansiedade e depressão profunda. Por essa razão, é fundamental contar com a ajuda de profissionais. O tratamento é pautado na psicoterapia e, quando necessário, em medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos. O mais importante é saber que esses sintomas não são normais. Converse com seus familiares e procure ajuda!

Fontes:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Síndrome de Burnout: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout (acesso em 13/07/2019).